29 de dezembro – segunda-feira
RIO DE JANEIRO / ROMA / TUNIS
Embarque em voo ITA Airways com destino a Roma e conexão imediata para Tunis. Pernoite a bordo.
30 de dezembro – terça-feira
TUNIS
Chegada, desembarque, recepção e traslado ao Hotel El Fourati. Almoço (incluído). Após um breve descanso saíremos para uma visita à histórica Medina de Tunis com suas praças, seu mercado e estando aberta, visitaremos uma Medersa (antiga escola corânica). Traslado ao hotel. Alojamento.
31 de dezembro – quarta-feira
TUNIS / TESTOUR / DOUGGA / HAMMAMET
Café da manhã. Após o café da manhã, partida para Testour, a primeira cidade fundada pelos mouriscos no início do século XVII durante a expulsão dos andaluzes pelos reis católicos da Espanha. Visita panorâmica pela cidade e à famosa mesquita (por fora) com um belo minarete decorado com um relógio cujos ponteiros giram na direção oposta de um relógio comum. Continuação para Dougga, o sítio romano mais famoso e mais visitado da Tunísia e declarado Patrimônio da Humanidade. Embora tenha origem númida e tenha sido fundado antes de Cristo, as ruínas atuais remontam à época romana. Chegada ao sítio, visita aos restos da antiga Thugga: o teatro, o capitólio, o fórum, os banhos termais, as casas, entre outros. Após o almoço (incluído) partida para Hammamet e visita à antiga Medina de com sua impressionante arquitetura medieval. Chegada no Hotel Le Sultan Belvedere (ou similar). Acomodação no hotel. Alojamento. À noite, Jantar de Fim de Ano (incluído).
01 de janeiro – quinta-feira
HAMMAMET / SOUSSE MONASTIR / EL DJEM / SFAX
Café da manhã. Após o café da manhã continuaremos até a cidade de Sousse, a capital do Sahel. Visita ao Ribat de Sousse, uma antiga fortaleza árabe do século VIII com sua majestosa torre de vigia. Mais tarde, visita à Medina de Sousse, declarada Patrimônio da Humanidade e tempo livre para explorar os tradicionais souks. Em seguida, partida para Monastir para visitar o mausoléu de Habib Bourguiba, primeiro presidente e reformista da Tunísia. Almoço (incluído) em Monastir. À tarde, partiremos para El Djem com visita ao famoso anfiteatro romano que data do século III d.C. e o terceiro maior do mundo, com capacidade para 35.000 espectadores. Posteriormente, continuaremos nossa jornada em direção a Sfax, a capital econômica do país, onde exploraremos a antiga Medina árabe, cercada por suas fortificadas muralhas. Acomodação no Hotel Le Sultan Hammamet (ou similar).
02 de janeiro – sexta-feira
SFAX / MATMATA / TOUJANE / DJERBA
Café da manhã. Após o café da manhã, mergulharemos na história ao explorar a antiga Medina árabe de Sfax, cercada por suas fortificadas muralhas. Em seguida, iremos a Matmata, uma vila berbere singularmente reconhecida por suas residências trogloditas escavadas no solo e pela paisagem lunar que a envolve. Teremos a oportunidade de visitar uma dessas casas trogloditas habitadas, para conhecer de perto o modo de vida dos berberes. Almoço tipico (incluído) em restaurante troglodita. Além disso, exploraremos o icônico Hotel Sidi Driss, onde foi gravado o primeiro episódio da saga Guerra das Estrelas. Seguimos então através da majestosa cordilheira do Dhahar, com uma parada imperdível em Toujane, uma deslumbrante aldeia berbere encaixada entre as montanhas, proporcionando vistas espetaculares. Em seguida, prosseguiremos rumo à ilha de Djerba. Chegada ao Hotel IberoStar Mehari Waves (ou similar). Alojamento.
03 de janeiro – sábado
DJERBA
Café da manhã. Saída para descobrir a misteriosa e histórica Djerba, famosa por ser a ilha dos comedores de Lótus (na Odisseia de Homero), um lugar sedutor onde os visitantes não pensam mais em retornar para suas casas. Seguimos para Guellela, o principal centro de cerâmica e olaria de Djerba, onde se extrai argila de pedreiras subterrâneas e se molda posteriormente em magníficos frascos de armazenamento e ânforas que são verdadeiras obra de arte. Visita a uma oficina tradicional para ver os oleiros trabalhando nessa antiga e fascinante atividade artesanal. Visita ao museu de artes e tradições populares de Guellela. Continuamos para a vila de Erriadh, com visita à antiga Sinagoga, o edifício religioso mais venerado pela comunidade judaica, que vive na ilha desde 586 a.C., sendo ainda um importante local de peregrinação para judeus de todo o mundo. Aqui também descobriremos Djerbahood, um museu a céu aberto (arte de rua) criado por muitos artistas internacionais, com centenas de pinturas murais. Em Houmt-Souk, a capital da ilha, visitaremos um Fundouk (antiga hospedaria) com sua surpreendente arquitetura, além de uma visita panorâmica à famosa Igreja Católica de São José (1848). Almoço (incluído). Depois, aproveite e passeio pelas ruas dos souks tradicionais, num pitoresco labirinto de vielas cheias de produtos artesanais locais. Retorno ao hotel, alojamento e tarde livre para desfrutar das instalações do hotel.
04 de janeiro – domingo
DJERBA / TATAOUINE / KSAR OULED SOLATNE / CHNEINI / KSAR HADADA / DOUZ
Café da manhã. Sairemos em direção a Tataouine para explorar o vibrante mercado local, famoso por seus trajes tradicionais e calçados feitos de pele de camelo. Em direção ao Ksar Ouled Soltane, conheceremos um majestoso celeiro berbere do século XVIII, com suas impressionantes ghorfas empilhadas e que antigamente eram utilizadas para armazenar produtos agrícolas e alimentos colhidos. Chegando a Chenini, uma encantadora vila que abriga habitações trogloditas esculpidas nas imponentes paredes de pedra. Algumas dessas estruturas na encosta remontam ao século XII e serviam como antigos celeiros fortificados, conhecidos como Ksars. Surpreendentemente, os habitantes do vale abaixo ainda utilizam alguns desses edifícios para armazenar suas colheitas de grãos. Chenini oferece um cenário deslumbrante com seu minarete branco que, em seu tempo, foi um ponto de referência crucial para os caravanistas, guiando-os através do deserto. Almoço (incluído). De lá, seguimos para Ksar Hadada, um antigo celeiro coletivo construído por tribos nômades. Este local é especialmente famoso por ter sido cenário de algumas cenas do filme “Guerra nas Estrelas: A Ameaça Fantasma”, adicionando um toque cinematográfico à nossa visita. À tarde, partimos em direção a Douz, a cidade conhecida como a porta do deserto e estaremos literalmente às portas do deserto tunisiano. Chegada ao Hotel Residence Douz (ou similar). Alojamento.
05 de janeiro – segunda-feira
DOUZ / CHOTT EL DJERID / TOZEUR
Café da manhã. Visita ao centro da cidade de Douz, conhecida pela sua rica tradição na fabricação das Babbucce, sapatos tradicionais feitos com couro de camelo. Em seguida, partimos para descobrir as aldeias cobertas de areia nos seus arredores como Zaafrane, Nouiel e Sabria. Estas aldeias oferecem uma visão autêntica da vida no deserto, com suas habitações tradicionais e paisagens deslumbrantes. Teremos a possibilidade de fazer um passeio de camelo (opcional), uma experiência inesquecível que nos permitirá apreciar ainda mais a vastidão e a tranquilidade do deserto. Após o almoço típico (incluído), partiremos para Chott El Djerid, um imenso lago salgado que oferece uma paisagem espetacular. Importante parada para admirar este cenário deslumbrante, onde o sol cria miragens e reflexos que parecem quase irreais sendo uma oportunidade perfeita para tirar fotografias memoráveis e mergulhar na beleza selvagem do deserto. Continuaremos então para Tozeur, a capital da província de Bled El Djeride e conhecida como “A terra das palmeiras”. Exploraremos o centro histórico de Tozeur, famoso por sua arquitetura única com casas construídas com tijolos de terracota oferecendo uma vista fascinante, com seus intrincados padrões geométricos e cores quentes. Passearemos pelas ruas estreitas da cidade, descobrindo sua história e cultura, e visitaremos as lojas de artesanato local. Chegada ao Hotel Ras El Ain (ou similar), Alojamento.
06 de janeiro – terça-feira
CHEBIKA / TAMERZA / MIDES / TOZEUR
Café da manhã. Em veículos 4X4 vamos explorar os oásis das montanhas do Atlas, próximos à fronteira com a Argélia. Visita ao oásis de Chebika, famoso por sua paisagem montanhosa e fontes naturais e ao de Tamerza, onde você poderá admirar as cachoeiras e o antigo vilarejo abandonado mas com vistas espetaculares. Visita ao cânion de Mides, cenário do filme “O Paciente Inglês”. Almoço (incluído) e na parte da tarde, visita ao centro histórico de Tozeur com suas típicas das casas com fachadas de tijolos de terracota. Retorno ao hotel e pernoite. Opcional à noite: que tal um típico jantar com show folclórico no oásis de Tozeur?
07 de janeiro – quarta-feira
TOZEUR / KAIROUAN / HAMMAMET
Café da manhã. Após o café da manhã iniciamos nossa viagem em direção a Kairouan, conhecida como a cidade sagrada do Islã e a primeira fundada pelos árabes na Tunísia. Esta cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Lá chegando começaremos a exploração de seus monumentos históricos. Veremos, os Estanques de Água (antigas obras hidráulicas construídas pela dinastia dos Aglábidas), que demonstram a engenhosidade da arquitetura medieval islâmica, o Mausoléu de Sidi Sahib, também conhecido como o Mausoléu do Barbeiro, um local de grande importância religiosa e cultural e a Grande Mesquita de Okba, a primeira mesquita construída na Tunísia (um dos mais impressionantes exemplos de arquitetura islâmica no país). Almoço (incluído). Depois, exploraremos também o Mausoléu de Sidi Abid Al Ghariani com uma vista panorâmica da antiga Mesquita das Três Portas. Teremos tempo para passear pela Medina percorrendo seus souks vibrantes e ruas estreitas, mergulhando no charme tradicional e na rica cultura local. Chegada a Hammamet no Hotel Le Sultan Hammamet (ou similar). Alojamento.
08 de janeiro – quinta-feira
HAMMAMET / NABEUL / KELIBIA / KERKOUANE / EL HOUARIA-HAMMAMET
Café da manhã. Após o café da manhã, partida para Nabeul, reconhecida como a capital da cerâmica na Tunísia. Faremos uma imersão no artesanato local com uma visita a uma autêntica oficina de cerâmica. Você poderá observar de perto o processo de criação das famosas cerâmicas de Nabeul, desde o modelado do barro até a delicada decoração das peças. Em seguida, continuaremos para Kelibia, cidade costeira famosa por sua majestosa fortaleza bizantina. Situada no topo de uma colina e com vista para o mar, a fortaleza oferece não apenas uma visão fascinante da história bizantina, mas também uma vista panorâmica de tirar o fôlego da costa circundante. Teremos a oportunidade de passear por suas muralhas e explorar os vestígios deste sítio histórico. Em seguida vamos para Kerkouane, um sítio arqueológico excepcional classificado como patrimônio mundial pela UNESCO. Único no seu gênero, este sítio púnico nunca foi invadido pelos romanos, o que lhe confere um valor inestimável. Durante a visita às ruínas, você descobrirá as casas típicas à beira-mar, os fornos tradicionais, os mercados antigos e os banhos termais, oferecendo uma viagem imersiva ao glorioso passado dessa civilização. Almoço (incluído). Continuamos então até El Haouaria, charmoso vilarejo situado na extremidade da península de Cap Bon. Lá, veremos as antigas pedreiras romanas, um sítio histórico de grande importância. O acesso ao interior está suspenso por razões de segurança porém poderemos explorar os arredores e aprender mais sobre a fascinante história desses canteiros. Retorno ao hotel. Alojamento.
09 de janeiro – sexta-feira
MUSEO DO BARDO / CARTAGO / SIDI BOU SAID / TUNIS
Café da manhã. Saída para visitar o Bardo e visita do museu nacional o mais importante do país e que contém a mais rica coleção de mosaicos romanos do mundo, encontrados nos sítios arqueológicos da Tunísia e que estão muito bem preservados. Depois, partida para as ruínas de Cartago, antiga capital do Império Púnico, visita à colina de Byrsa e ao bairro residencial antigo de Cartago. Visita ao Tofeto, antigo santuário púnico dedicado a Tanit e Baal Hamon, os deuses mais venerados pelos cartagineses. Visita aos antigos portos púnicos que abrigavam a frota comercial e militar de Cartago. Visita às termas do imperador Antonino, que eram os banhos termais da época romana e são as ruínas mais bem preservadas de Cartago. Almoço (incluído). À tarde, continuamos para Sidi Bou Saïd, pequena jóia sobe em um promontório no Mediterrâneo atravessado por ruas de pedestres e escadas entre as quais sobem suas casinhas de branco e índigo, que por sua vez se abrem com a mão protetora de Fátima. A mão “protege” seus habitantes da má fortuna. Limpo e brilhante, é envolto nos aromas de jasmim, Pelargonium e flor de laranjeira. Sidi Bou Said pende de uma colina, emaranhado no branco de sua incrível luminosidade e de suas casas caiadas de branco e no azul intenso da baía de Tunis, do céu e das portas que são pintadas insistentemente nesta cor. As suas janelas treliçadas eram usadas pelas mulheres que podiam olhar para a rua sem serem vistas. Visita ao Palais Baron d’Erlanger em Sidi Bou Said, uma magnífica mansão histórica situada nesta encantadora vila costeira da Tunísia. Construído no século XIX, o palácio é uma obra-prima arquitetônica que combina influências árabes e europeias, criando um ambiente de beleza única. Retorno a Túnis e pernoite no Hotel El Fourati (ou similar).
10 de janeiro – sábado
HAMMAMET – TUNIS (AEROPORTO)
Café da manhã. No horário a ser indicado traslado ao aeroporto. Embarque para o Rio de Janeiro via Roma
11 de janeiro – domingo
RIO DE JANEIRO
Chegada ao Rio de Janeiro. Até breve!