EXTRAORDINÁRIO CÁUCASO • Azerbaijão, Geórgia e Armênia Saída: 04 de setembro de 2019

Entramos em contato com você.
Preencha por favor o formulário:

1. Ver ROTEIRO COMPLETO com fotos

2. Ver ROTEIRO COMPLETO sem fotos (ideal para impressão)

• O Azerbaijão e seus encantos, incluindo  3 noites em Baku, capital surpreendente e única que reúne arquitetura ultramoderna e uma bem preservada Cidade Antiga – Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

• A Geórgia em destaque: 4 noites em Tbilisi, visitando Uplistsikhe e Mtskheta, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

• Um maravilhoso passeio pela Armênia com programação completa. O melhor do rico patrimônio histórico e 5 noites na capital Ierevan.

• A fascinante Istambul, com visitas ao Palácio de Topkapi e seu magnífico Harém, Basílica de Santa Sofia, Cisternas da Básilica, Bazar das Especiarias e cruzeiro turístico pelo Estreito de Bósforo.

04 de setembro de 2019 – Quarta-feira
BRASIL –  BAKU
Apresentação no Aeroporto de São Paulo / Guarulhos para embarque em voo com destino à Baku (conexão em Istambul).

05 de setembro de 2019 – Quinta-feira
BAKU
Chegada à Baku, recepção e traslado ao Hotel Hilton (ou similar). Com 2,2 milhões de habitantes, a capital do Azerbaijão é a maior cidade do mundo abaixo do nível do mar, e a mistura de arquitetura antiga e ultramoderna em suas ruas cria uma atmosfera surpreendente.

06 de setembro de 2019 – Sexta-feira
BAKU – ATESHGAH – YANAR DAGH – BAKU
Pela manhã, passeio pela Cidade Antiga – com seus becos estreitos, passagens sinuosas, antigas mesquistas, casas de banho e mercados medievais protegidos pelos muros da Fortaleza Medieval de Ichari Shahar. Destaque para duas construções reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO: Palácio de Shirvanshah e Torre da Solteira, esta última, cenário de uma famosa história de amor. Visita ao Museu do Tapete do Azerbaijão, que surpreende por sua vasta coleção com mais de 10.000 itens! Impressionante! Ainda hoje, conheceremos Ateshgah, templo dos devotos do fogo que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e Yanardag, traduzido da língua azerbaijana como “montanha ardente”. Yanardag é uma colina flamejante, onde o fogo que ocorre naturalmente nunca se apaga, nem na neve, nem na chuva. ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

07 de setembro de 2019 – Sábado
BAKU – LAHIJ – BAKU
Após o café da manhã vamos viajar para a Aldeia Lahij, reconhecida por seus artesãos – em especial os que trabalham o cobre – e pelas técnicas de construção especialmente desenvolvidas para proteção dos terremotos. Localizada em uma costa do Grande Cáucaso, na margem esquerda da Girdimanchay, está a aproximadamente 1.200 metros acima do nível do mar. No início do período medieval, várias tribos se estabeleceram no atual território de Lahij, sendo algumas de língua iraniana, influenciando fortemente a língua local, camada Lahijian. Almoço em um restaurante local. Retorno à Baku. ALMOÇO INCLUÍDO.

08 de setembro de 2019 – Domingo
BAKU – TBILISI
Café da manhã no hotel. Saída para o aeroporto para embarque com destino à Tbilisi, onde mito e história, cultura e tradição, natureza e hospitalidade inspiraram poesias, canções polifônicas e elegantes danças. A capital da Geórgia foi fundada no século V, e ao longo dos tempos dominada por comerciantes, guerreiros, tiranos e ditadores. A história vive em suas ruas, onde misturam-se grandes museus e teatros, templos religiosos, escavações arqueológicas e o cheiro das especiarias que escapa dos mercados. Caminhando por seu centro histórico, veremos a Igreja Metekhi e Basílica de Achikhati, das mais antigas da cidade. A Catedral de Sioni, foi a principal da cidade durante muitos séculos. Aqui estão guardados a Cruz de Santa Nino (evangelizadora do país) e o crânio de São Tomé. Subida em Teleférico até a Fortaleza de Narikala (se as condições climáticas permitirem), de onde se abre espetacular vista panorâmica da Cidade Velha – a chamada Kala -, Parque Europa e Rio Mtkvari. Jantar de boas-vindas em restaurante local. Hospedagem no Hotel Sheraton Grand Tbilisi Metekhi Palace (ou similar). ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

09 de setembro de 2019 – Segunda-feira
TBILISI – MTSKHETA – UPLISTSIKHE – TBILISI
Café da manhã no hotel. Pela manhã, saída com destino à Mtskheta, uma das cidades mais antigas da Geórgia, habitada desde o segundo milênio a.C. Sagrada para a Igreja Ortodoxa, é pequena e charmosa, com ruas de pedra pontilhadas por monumentos arquitetônicos – um autêntico museu vivo! Visita à Igreja de Jvari, obra-prima do período medieval, e Svetitskhoveli – onde, segundo a crença georgiana, está guardada a túnica de Cristo. Ambos os prédios são Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Chegada à Uplistiskhe, impressionante cidade de cavernas esculpidas na rocha calcária. Entre as ruínas da “Fortaleza de Deus”, centro do paganismo na antiguidade, e posteriormente importante parada na rota comercial ligando o Bizâncio à Índia e China, preservam-se teatros, templos, altares pagãos, túneis, prisões secretas, farmácias e ruas. (Importante: A pedra para caminhar é arenito, com pequenas colinas e escadas. É recomendado estar de sapato fechado). ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

10 de setembro de 2019 – Terça-feira
TBILISI – BODBE – SIGHNAGHI – TSINANDALI – TBILISI
Café da manhã no hotel. Viajaremos para a região Kakheti, terras das vinícolas e maior região produtora de vinho no leste do país. Em 2013, a técnica de fazer vinho em Kvevri – jarras de barro, foi declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Visitaremos o convento das freiras Bodbe (s. VII-XIX), onde está enterrada a evangelizadora da Geórgia, Santa Nino. Do jardim do convento se abre uma bela vista para o vale do Alazani! Em continuação, chegada à Sighnaghi, cidade que foi habitada principalmete por artesãos, comerciantes e inúmeros viajantes da famosa Rota da Seda. Apreciaremos a estrutura defensiva da cidade, uma muralha com 23 torres. Chegada à Tsinandali, vila localizada em Kakheti, conhecida pela propriedade e histórica vinícola que pertenceu ao poeta aristocrático do século XIX, Alexander Chavchavadze. Sua casa mostra a época Czarista na Geórgia. E para fechar o dia com chave de ouro, provaremos uma taça do vinho branco! ALMOÇO INCLUÍDO.

11 de setembro de 2019 – Quarta-feira
TBILISI
Após café da manhã, visitaremos o Museu Nacional da Geórgia, onde poderemos acompanhar a vida dos que habitaram a Geórgia desde os princípios. Na sala do Tesouro Nacional estão expostos exemplos de ourivesaria, desde o IV milénio a.C. até o IV século d.C. Passeando pela Avenida Rustaveli, a principal da cidade, e testemunha de grandes acontecimentos do país, veremos restaurantes, teatros, hotéis, jardins e galerias. Restante da tarde livre.

12 de setembro de 2019 – Quinta-feira
TBILISI – SADAKHLO – HAGHPAT – SEVAN – IEREVAN
Café da manhã no hotel. Saída para Sadakhlo. Ali, trocaremos de guia e carro, e continuaremos a viagem com destino à Armênia. Em visita à bela região de Lori, chegada ao Monastério Medieval de Haghpat, outra construção reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Único por seu valor espiritual, esta obra-prima da arquitetura religiosa foi importante centro de ensino no Século X e é também uma obra-prima da arquitetura religiosa. Continuação em direção ao Lago Seván, um dos maiores lagos alpinos em todo o mundo. Deste o Monastério de Sevanavank, localizado no topo de um pequeno monte, abre-se magnífica vista para as águas da “Pérola da Armênia”. Hospedagem no Hotel Golden Palace Boutique (ou similar). ALMOÇO INCLUÍDO.

13 de setembro de 2019 – Sexta-feira
IEREVAN – EJMIATSIN – ZVARTNOTS – IEREVAN
Manhã livre para descansar ou caminhar livremente pela capital da Armênia, uma das cidades mais antigas continuamente habitadas em todo o mundo. À tarde, City Tour visitando o centro da cidade, Rua Abovyan e a Praça da República – conhecida como Praça de Lenin durante o período soviético. Visita ao Matenadarán, Instituto Científico e Museu que guarda tesouros da ciência armênia, além de importantíssima coleção de 18.000 manuscritos. Na sequência, passagem pelo Complexo de Cascade, escadaria suntuosa de 500 metros de extensão. Seguiremos viagem até Echmiadzin, centro espiritual de todos os armênios, residência dos católicos e a primeira igreja cristã do mundo. Seguiremos até as ruínas da catedral de Zvartnots, Patrimônio Mundial da UNESCO. Retorno à Ierevan onde visitaremos Tsitsernakaberd – a Fortaleza das Pequenas Andorinhas – e Monumento e Museu dedicados às vítimas do Genocídio Armênio, ocorrido em 1915. ALMOÇO INCLUÍDO.

14 de setembro de 2019 – Sábado
IEREVAN – KHOR VIRAP – NORAVANK – IEREVAN
Café da manhã no hotel e saída com destino ao Monastério de Khor Virap, de onde se abre uma majestosa vista do bíblico Monte Ararat. O prédio, dos lugares mais sagrados no país, é considerado o berço do Cristianismo Armênio. Foi ali que Gregório, o Iluminador – Santo Padroeiro e primeiro líder oficial da Igreja Apostólica Armênia – ficou preso por 13 anos antes de converter o Rei e o povo à Fé Cristã. À continuação do passeio, passagem pelo  Mosteiro de Noravank. Em meio à natureza, aboletado em meio as rochas vermelhas do Canyon de Gnishik, é magnífico! Almoço em restaurante local e visita à Caverna de Areni. Ali, em 2007, foi encontrada uma adega de 6.100 anos repleta de cubas de fermentação, uma prensa de uva e vasos de armazenamento de argila. A vinícola mais antiga do mundo! No caminho de regresso à Yereván, passagem por grande diversidade de zonas climáticas – altas montanhas, canyons semi-desérticos, o frutífero vale de Ararat… A Armênia encanta com sua diversidade e belezas naturais.  ALMOÇO INCLUÍDO.

15 de setembro de 2019 – Domingo
IEREVAN – SAGHMOSAVANK – KARMRAVOR – IEREVAN
Café da manhã no hotel. Saída para excursão ao mosteiro medieval de Saghmosavank, localizado em um lugar impressionante, no profundo cânion de Ashtarak. Continuaremos nossa visita com a menor igreja da Armênia, Karmravor. A data de sua fundação não é conhecida, mas especialistas acreditam que é do século 7 dC. A igreja não sofreu grandes transformações ao longo dos séculos, conservando até mesmo parte da cobertura original. Retorno para Ierevan. Hospedagem no hotel em Ierevan. ALMOÇO INCLUÍDO.

16 de setembro de 2019 – Segunda-feira
IEREVAN – GUEGHARD – GARNÍ – IEREVAN
Após o café da manhã, saída com destino ao Mosteiro de Gueghard, construção única que, incrustada na montanha, é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Nesse templo esculpido na pedra, apresentação de um curto – e belíssimo –  concerto vocal. Com acústica simplesmente magnífica, o som parece vir do céu! Na sequência, em visita à casa de uma típica família de camponeses, a rara oportunidade de participar do processo de preparar o “lavash”, tradicional pão armênio. Após almoço, visita ao Templo de Garní, único templo pagão conservado no território da antiga União Soviética – e também a única construção Greco-Romana de pé até os dias de hoje em toda Armênia. Impressionante! Regresso à Yereván e visita a uma fábrica de Brandy, bebida alcoólica destilada que é orgulho nacional. A degustação do “Cognac Armênio”, é claro, não pode faltar. ALMOÇO INCLUÍDO.

17 de setembro de 2019 – Terça-feira
IEREVAN – ISTAMBUL
Em horario a ser determinado, saída ao aeroporto para embarque em voo com destino à Istambul. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Elite World (ou similar). Manhã livre para descanso. Começaremos nossa visita à essa grandiosa cidade, conhecendo o Palácio Dolmabahçe, que substituiu o Palácio Topkapi como residência dos sultões entre 1856 até 1924, ano em que se aboliu o califado. Aqui, veremos uma mistura dos estilos ocidentais barroco, rococó e neoclássico misturados ao estilo tradicional otomano. Com uma fachada de mais de 600 metros, o Palácio Dolmabahçe é o maior edifício do país. Tem 285 quartos, 43 salas, 68 banheiros e 6 banhos turcos. Impressionante!

18 de setembro de 2019 – Quarta-feira
ISTAMBUL
Após o café da manhã, saída para caminhada guiada pela região do Hipódromo, de onde é possível admirar a icônica Mesquita Azul, notável por seus 6 minaretes que parecem querer rasgar os céus. Visita à Basílica de Santa Sofia. Também chamada de Hagia Sofia, a majestosa construção em estilo bizantino, erguida há quase 1.500 anos para ser a Catedral de Constantinopla, tem interior de dimensões inimagináveis. Visita ao maravilhoso Palácio Topkapi, uma jóia arquitetônica. Composto por diferentes pavilhões, o complexo foi residência de diversos sultões otomanos. Os cômodos e áreas comuns do magnífico Harém, onde viviam as incontáveis esposas do Sultão, chamam a atenção pela opulenta decoração. Antes do regresso ao hotel, visita ao Gran Bazar. ALMOÇO INCLUÍDO.

19 de setembro de 2019 – Quinta-feira
ISTAMBUL
Dia livre em Istambul. Que tal aproveitar o último dia na Turquia fazendo um passeio de barco pelo Bósforo? É emocionante admirar, desde o mirante posicionado justamente onde se encontram Chifre de Ouro e Mar de Marmara, a vista panorâmica do Estreito de Bósforo, cujas águas separam Ásia e Europa, à bordo de cruzeiro turístico.

20 de setembro de 2019 – Sexta-feira
ISTAMBUL – BRASIL
Café da manhã no hotel. Em horário a ser determinado, saída com destino ao aeroporto para embarque em voo para o Brasil.

VISTO DE TURISMO
Portadores de Passaporte Brasileiro precisam de Visto de Turismo para o Azerbaijão. Favor consultar prazo e documentação necessários (passaporte deve ter, no mínimo, 2 folhas em branco e 6 meses de validade à partir da data final da viagem). Valor aproximado de 50,00 USD (A confirmar). Portadores de Passaporte diferente do Brasileiro, favor consultar necessidade de Visto para outros países.

VACINA DE FEBRE AMARELA
É indispensável portar Certificado Internacional de vacina contra a Febre Amarela (administrada pelo menos 10 dias antes do início da viagem).

IMPORTANTE: PAÍSES COM INFRA-ESTRUTURA TURÍSTICA PRECÁRIA
Os países visitados neste roteiro pode apresentar, em alguns casos, problemas de infra-estrutura turística que não nos permitam oferecer e garantir o nível de serviços a que estamos habituados, causando certo grau de desconforto. Nível aquém do desejado nos padrão de hotelaria, estradas de rodagem e serviços em geral são alguns fatores que podem trazer inconveniência. Assim sendo é indispensável viajar com certa “pré-disposição” a aceitar possíveis algumas contrariedades no decorrer do passeio. Para ter certeza de que todos os integrantes de nosso Tour foram avisados destas possibilidade antes da contratação dos serviços, solicitamos a assinatura do termo de adesão específico.

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
30% de entrada + saldo em 10x sem juros em cartão ou boleto bancário.

ESTÃO INCLUÍDOS NO PREÇO DO TOUR
• Bilhetes Aéreos Turkish Airlines, em Classe Econômica para os trechos: (1) São Paulo – Baku e (2) Istambul – São Paulo;
• Bilhete Aéreo Interno Atlasglobal, em Classe Econômica para o trecho: Ierevan – Istambul;
• Acomodação em quarto duplo (ou individual, com acréscimo) com café da manhã diário;
• Refeições mencionadas na programação;
• Taxas de entrada / ingressos mencionados no programa.
• Acompanhamento por Guia Brasileiro durante a parte terrestre da excursão;
• Traslados e passeios com guia falando português, espanhol ou inglês. Sempre que necessário – e permitido – o Guia Brasileiro fará a tradução.
• Todos os traslados segundo o itinerário em veículos privativos.
• Serviço de maleteiros nos hotéis em que o mesmo é disponibilizado (1 mala por pessoa).
• Seguro Viagem e Cancelamento EUROMAX (ou similar) – Cobertura até 55.000EUROS. Cobertura para cancelamento de viagem (conforme condições): até 6.000USD (**Esta opção é facultativa, ficando reservado ao cliente o direito de não adquirir este Seguro – cujas respectivas coberturas e condições estão expressamente previstas no pacote de viagem. O cliente poderá optar, caso seja do seu interesse em adquirir plano com coberturas diferenciadas, devendo, neste caso, nos consultar previamente sobre a possibilidade e respectivas condições).

IMPORTANTE: Traslados aeroporto/hotel/aeroporto incluídos apenas para aqueles que embarcarem nos voos indicados para o grupo. Passageiros que optarem por voos diferentes não terão direito a traslados, que poderão ser adquiridos separadamente.

NÃO ESTÃO INCLUÍDOS NO PREÇO DO TOUR:
• Refeições não mencionadas no programa;
• Bebidas durante as refeições incluídas no programa;
• Licença para fotografar e/ou filmar em áreas públicas e/ou privadas sempre que necessária;
• Despesas de caráter pessoal, tais como bebidas, souvenires, lavanderia, gorjetas etc;
• Perdas ou despesas devido a imprevistos, como cancelamento de voos e ferries, doença, acidentes, bloqueios de estradas, intempéries, etc;
• Qualquer item não mencionado como incluso.
• Vistos de Turismo para portadores de Passaporte emitido por país para os quais o mesmo é necessário (favor consultar).

HOTELARIA
• 3 noites no Hotel Hilton (ou similar), em Baku, com café da manhã;
• 4 noites no Hotel Sheraton Grand Tbilisi Metekhi Palace (ou similar), em Tbilisi, com café da manhã;
• 5 noites no Hotel Golden Palace Boutique (ou similar), em Ierevan, com café da manhã;
• 3 noites no Hotel Elite World (ou similar), em Istambul, com café da manhã.

CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO
– A mais de 30 dias do início da excursão; retenção de 10% do valor da Parte Terrestre
– Entre 30 e 21 dias do início da excursão; retenção de 20% do valor da Parte Terrestre
– A menos de 21 dias do início da excursão; retenção de percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário.

Consulte o contrato de adesão em www.blanctour.com.br